Criar uma Loja Virtual Grátis
Homens Saudavéis
Homens Saudavéis

A relação entre a boa saúde e um estilo de vida saudável tem sido bastante estudada atualmente. Hoje se sabe que a adoção de hábitos saudáveis previne algumas doenças. Recomenda-se, por exemplo, tanto para o homem como para a mulher, a prática de exercícios físicos regulares e uma dieta consciente, além do controle do estresse, para o bom equilíbrio físico e mental.

Ter uma atitude saudável significa, ainda, ficar atento a qualquer sinal ou sintoma de doença e realizar exames e testes diagnósticos regularmente, mantendo assim a saúde do homem.

No homem, alguns fatores relacionados a estilo de vida também têm influência direta na produção de testosterona, hormônio responsável pela normalidade de várias funções, entre elas o desempenho sexual.

Infelizmente, não é apenas a deficiência de testosterona que frequentemente é ignorada e permanece sem tratamento. Outras enfermidades afetam a saúde do homem (câncer de próstata, por exemplo) e são muitas vezes diagnosticadas tardiamente. Além disso, várias enfermidades se tornam muito mais comuns em homens que em mulheres e, portanto requerem particular atenção, como é o caso das doenças cardiovasculares.


Andropausa


O distúrbio androgênico do envelhecimento masculino (DAEM), ou andropausa, decorre da diminuição da produção de testosterona, hormônio masculino produzido nos testículos.

A andropausa pode causar grande variedade de sinais e sintomas e estar relacionada a diversas enfermidades do homem. No diagnóstico da andropausa, leva-se em conta o que o indivíduo sente e/ou apresenta durante o exame físico para avaliação das possíveis causas.

Muitos homens não estão seguros da maneira mais adequada de escolher um médico. Para começar, pode-se marcar uma consulta com um médico. No entanto, também existem vários especialistas que se ocupam de problemas masculinos específicos como a andropausa.

Sinais,sintomas e consequencias

A andropausa, ou seja, a deficiência de testosterona, leva a sérias alterações de saúde. Os sinais e os sintomas variam e dependem da etapa de vida do indivíduo.

Sintomas da andropausa nos homens adultos

Algumas doenças e o próprio envelhecimento mimetizam os sinais da andropausa. A deficiência de testosterona se manifesta clinicamente por múltiplos sintomas, desde os sexuais até os menos específicos, que se refletem na queda do desempenho físico e mental e em problemas neuropsiquiátricos (como depressão, ansiedade, irritabilidade e dificuldade de concentração). Os sintomas não específicos da andropausa raramente são reconhecidos como decorrentes de deficiência androgênica, sendo, assim, atribuídos ao estresse causado pelo trabalho ou a dificuldades do cotidiano.

Eventualmente, alguns homens com deficiência de androgênios apresentam sintomas não específicos da andropausa, como ondas de calor, suores e sensação de frio e palpitações.

Tais sintomas prejudicam a vida sexual, provocando a redução do desejo (libido) e da capacidade de ereção. Entre tantos sinais e sintomas da andropausa, um dos maiores é a ausência de ereções espontâneas pela manhã.

Como a produção de espermatozoides é controlada pela testosterona, a infertilidade também pode ser um dos sinais e sintomas da andropausa.

Conforme o grau de deficiência da testosterona, pode haver também variação dos sinais e sintomas da andropausa, como mudanças do padrão masculino de pelos (crescimento reduzido da barba e diminuição de pelos).

Entre outros sinais e sintomas da andropausa, pode ocorrer perda de massa muscular, o que induz à redução da força muscular e à tendência de aumento da distribuição de gordura, com acúmulo no abdômen.

Se os sinais e sintomas da andropausa não forem tratados, pode haver agravamento do quadro, como osteopenia, que em alguns casos evolui para osteoporose (diminuição da densidade mineral óssea), levando ao aumento do risco de fraturas. Esse fato pode agravar-se com a redução concomitante da massa muscular. O cuidado deve ser maior entre os homens que apresentam outros fatores de risco de osteoporose.

A testosterona ainda estimula a produção de glóbulos vermelhos (hemácias), portanto, a anemia pode, em alguns homens, ser um dos sintomas de andropausa.

Nem todos os homens com deficiência de testosterona apresentam, ao mesmo tempo, os sinais e sintomas de andropausa descritos acima. O quadro normalmente evolui de maneira lenta e progressiva e se acentua de acordo com o grau de deficiência e com o tempo de permanência dos baixos níveis de androgênios.

Sintomas defeiciência de testosterona no inicio da purbedade

 

Não podemos falar em andropausa na puberdade, pois essa denominação só se aplica a pessoas adultas.

 

Algumas alterações provocadas por deficiência de testosterona na puberdade podem assemelhar-se às da fase adulta. Se o início dos sintomas dessa deficiência incidir na adolescência, a formação das características sexuais secundárias masculinas não ocorre ou ocorre com atraso (a voz não se modifica, a barba não cresce nem surgem pelos no corpo e na região pubiana). Os testículos continuam infantis e pequenos e o pênis não se desenvolve.

 

A testosterona também é responsável pela finalização do desenvolvimento longitudinal dos ossos longos, fechando as placas de crescimento. Nas crianças com défict de testosterona, por problemas genéticos ou adquiridos e não tratados, os efeitos da deficiência de testosterona podem levar a alterações da proporção corporal, causando a desproporção do segmento inferior em relação ao superior, assim como o alongamento excessivo de pernas e braços.

 



Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Religião
Você já sofreu preconceito religioso?
Sim,uma vez
Não,
Várias vezes
Nunca percebi
Ver Resultados

Rating: 2.8/5 (19 votos)




ONLINE
2





Partilhe esta Página






Total de visitas: 3610